O novo elemento químico descoberto por pesquisadores alemães e representado pelo número 112 poderá ser batizado de "Copernicium", em homenagem ao cientista e astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543) - famoso por ter desenvolvido a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. A proposta foi feita pelo Centro de Investigação de Íons Pesados (GSI), na localidade alemã de Darmstadt, responsável por encontrar o elemento 112 da tabela periódica.
O chefe da equipe, Sigurd Hofmann, disse que a ideia é homenagear um "cientista extraordinário, que mudou a visão do mundo". Copérnico é considerado o pai da astronomia moderna por ter sido o primeiro a afirmar que os planetas giram sobre si mesmos e em torno do Sol.
O elemento 112 (que é a quantidade de prótons do núcleo), o mais pesado da tabela periódica - 277 vezes mais que o hidrogênio -, foi descoberto há dois anos pelos especialistas do GSI e há algumas semanas o achado foi oficialmente confirmado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac). Ele é super-pesado e altamente instável, existindo por apenas alguns milionésimos de segundo e depois de desfaz.
O 112 havia recebido temporariamente o nome de "ununbium" (ou unúmbio, que em latim quer dizer 112). O título "copernicium" tem um prazo de seis meses para ser aprovado, período proposto para que a comunidade científica debata sobre a denominação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário