Um químico inglês encontrou o portal oculto para o mundo do RNA, o meio químico a partir do qual acredita-se que as primeiras formas de vida surgiram na Terra há cerca de 3,8 bilhões de anos.
Ele solucionou um problema que há 20 anos frustra os pesquisadores que tentam entender a origem da vida -como os blocos de construção do RNA, chamados nucleotídeos, poderiam ter se agrupado espontaneamente nas condições da Terra primitiva. A descoberta, se correta, deve colocar os pesquisadores na direção correta da solução de muitos outros mistérios a respeito da origem da vida.
Os cientistas há muito suspeitam que as primeiras formas de vida carregavam sua informação biológica não no DNA, mas no RNA, seu primo químico próximo. Apesar do DNA ser mais conhecido devido ao seu armazenamento de informação genética, o RNA realiza muitas das operações mais difíceis nas células vivas. Eras atrás, o RNA parece ter delegado a tarefa de armazenamento de dados para o quimicamente mais estável DNA. Se as primeiras formas de vida eram baseadas em RNA, então a questão é explicar como as primeiras moléculas de RNA foram formadas.
Fonte: The New York Times
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário